segunda-feira, 10 de maio de 2010

Projetos de Extensão Letras - UNIPAMPA/Jaguarão: Fronteira Sul em Contos

Esse trabalho de extensão desenvolvido com o apoio do Ministério da Cultura – PROEXT-MINC/2008 - dá início à coleção Perspectivas de fronteira em audiolivro e é uma mostra da pesquisa coordenada pela professora Cátia Goulart sobre a temática de fronteira, na UNIPAMPA.

Na busca de leitores para os expressivos contos que emergem da investigação, o grupo experimentou a transcriação de textos em um novo suporte, o audiolivro. Alunos do curso de Letras – Cleide Martinez, Marcelo Duarte, Jaini Porciúncula - , sob a orientação da professora dedicaram-se à seleção dos contos e à escolha de diferentes vozes para interpretar esses textos. O cuidado estético com o trabalho ganhou maior relevância à medida que o grupo acompanhava o processo de composição e execução musical, dirigido por Silvério Barcellos, bem como experimentava a mudança de suporte que a tecnologia possibilita.

A agenda de lançamentos iniciará em duas cidades em que há campus da UNIPAMPA, Jaguarão, em abril, e São Borja, em maio. Ainda em maio está previsto lançamento em Alvear (Argentina) e em julho, Maldonado (Uruguai). Na agenda de lançamento há ainda previsão de participação em algumas feiras de livros pelo estado.

Após a primeira sessão de lançamento, em Jaguarão, os audiolivros serão distribuídos gratuitamente a alguma entidades como Fundação Dorina Nowill para Cegos, Instituto Benjamim Constant, às escolas públicas da região de fronteira, às universidades federais e a centros de estudos latino-americanistas.

Para acompanhar a distribuição dos audiolivros bem como para contribuir com sua apreciação em torno da qualidade dos mesmos disponibilizamos uma planilha de distribuição e uma ficha de avaliação do trabalho no site do projeto - http://www.perspectivasdefronteira.proext.com.br/.

Indicações de novos escritores ou contato de pessoas cegas interessadas nos audiolivros favor entrar em contato com o projeto através do email audiolivro@proext.com.br ou marcelo.jag@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário